sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Química orgânica 1

Química orgânica ---> compostos que apresentam o elemento  Carbono( C ).

1) Postulados de Kekulé:
    a) O Carbono é tetravalente, ou seja, faz até 4 ligações para se estabilizar ( regra do octeto ).
    b) As quatro ligações são equivalentes.
    c) E os carbonos ligados formam a cadeia carbonica.

2) Elementos Organógenos (acompanham o elemento carbono ):

Carbono
Hidrogênio
Oxigênio
Nitrogênio

OBS: O carbono pode formar quatro ligações simples, duas ligações simples e uma dupla, duas ligações duplas ou uma ligação simples e uma tripla. (foto)
O hidrogênio pode formar uma ligação simples. (foto)
O oxigênio pode formar duas simples ou uma dupla. (foto)
O nitrogênio pode formar três simples, uma simples e uma dupla ou uma tripla. (foto)

3) Classificação dos Carbonos:

Carbono{ -Primário ( ligado a apenas um carbono ou isolado)
               { -Secundário ( ligado a dois carbonos)
               { -Terciário ( ligado a três carbonos )
               -Quartenario ( ligado a quatro carbonos )

4) Classificação das cadeias carbonicas:

1) Cadeia |---> aberta(acíclica)
                  |  ou
                  |--->fechada(cíclica) {Fechada Aromática》6 átomos de carbono ligados por duplas alternadas.
                                                    {Fechada Alicíclica》toda cadeia fechada nao aromática.

2) Cadeia |---> Normal( única sequênciade carbonos).
                  |---> Ramificada( várias sequências de carbono ).OBS: existe pelo menos um carbono terciário ou quartenario.

3) Cadeia |---> Saturada(só ligaçõessimples entre carbonos ).
                  |---> Insaturada (ligações duplas ou triplas entre carbonos).

4) Cadeia |---> Homogênea (não há heteroatomos* entre carbonos ).
                  |---> Heterogênea ( há heteroatomos* entre carbonos).

*Átomos diferentes do carbono.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Termologia1- Escalas

Termologia é o estudo da grandeza temperatura, que é o nível de agitação das particulas.
É importante saber que existem 3 principais escalas termométricas. A escala Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin, que podem ser relacionadas entre si, se tivermos dois pontos fixos de cada escala.
No resumo de termologia 1 será apresentado às escalas, 2 pontos fixos, e a demonstração da relação entre as três.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Arte, literatura e seus agentes - Literatura



O que distingue a realidade da ficção?

Realidade é tudo aquilo que existe no mundo conhecido, que identificamos como concreto ou que conhecemos como verdadeiro.
A Ficção, por sua vez, relaciona-se à criação, à invenção, à fantasia e ao imaginário.

Nesse sentido, a ficção promove a construção de uma realidade para atender a um objetivo específico (promover a reflexão, encantar, criticar, divertir, etc).

Assim, toda obra de arte é uma representação da realidade.Mesmo quando se ocupa de elementos em que podemos reconhecer o real, a arte ainda é representação.

Durante muito tempo, a arte foi entendida como representação do belo.

Mas o que é belo?

Na antiguidade,o belo estava condicionado ao conceito de harmonia e proporção entre as formas. Por esse motivo, o ideal de beleza entre os gregos ganha forma na representação dos seres humanos, vistos como modelo de perfeição.

No século XIX, o Romantismo adotará os sentimentos e a imaginação como princípios  da criação artística. O belo desvincula-se da harmonia das formas.

Do século XX em diante, diferentes formas de conceber o significado e o modo de fazer artístico impuseram novas reflexões de arte. Daí, deixa de representar o belo e passa a representar o movimento, a luz, a interpretação geométrica. Por tudo isso, a arte pode ser entendida como a recriação de uma linguagem.

Pode-se afirmar também, como meio de provocar a reflexão no observador sobre o lugar da própria arte na sociedade. Ou seja, a arte pode ser uma provocação, espaço de reflexão e de interlocução. 

A arte é também o reflexo do artista, de seus ideais e de seu modo de ver e compreender o mundo.

Como todo artista está sempre inserido em um tempo, em uma cultura com suas histórias e suas tradições, a obra que produz será sempre, em certa medida, a expressão de sua época, de sua cultura.

Os agentes da produção artística 

O contexto de produção de uma determinada obra pode nos dar muitas pistas sobre seu significado e sobre as intenções de quem a produziu.

Se a arte nos revela uma maneira de ver o mundo, cada artista revela seu olhar para a realidade de seu tempo, selecionando elementos que recria em suas obras.

Estabelece por meio de suas obras um diálogo com seus contemporâneos e lhes propõe uma reflexão sobre o contexto em que estão inseridos.

Toda obra de arte interage com o público. O público passa, portanto, a ser considerado o interlocutor e participa das escolhas que o artista faz. E, ao estabelecer um diálogo com a obra, participa da construção de sentidos que ela pode exprimir.

A obra se manifesta em uma determinada linguagem, que se desenvolve em uma estrutura. Além disso, circula em determinado meio, suporte para apresentá-la. 



Fonte bibliográfica: Moderna Plus - Literatura Tempos,leitores e leituras.Parte 1



Equações de 1º e 2º Grau – Matemática



Equação de 1º grau:
A equação é de primeiro grau quando seus *monômios são elevados ao expoente 1, exemplo:
2x + 4 = 8
Nesta equação podemos ver que o monômio 2x não está sendo elevado, ou seja, seu expoente é igual a 1 visto que 2x1 = 2x.

Como resolver equações de 1º grau:
Para resolver equações de primeiro grau devemos isolar a incógnita, passando para o outro lado da equação os demais temos invertendo seu sinal original para que se mantenha a igualdade. Vamos utilizar o exemplo anterior:
2x + 4 = 8
2x = 8 – 4
2x = 4
X = 4/2
X = 2


Equações de 2º grau:
A equação é de primeiro grau quando um de seus *monômios são elevados ao expoente 2, exemplo:
– 10x = - 24
Como podemos ver temos x2 onde temos a incógnita ao quadrado, existe também o monômio -10x e o resultado da igualdade que é -24.

Como resolver equações de 2º grau:
Para se resolver uma equação de segundo grau são necessários 4 passos visto que se trata de um processo mais complexo e que resulta em um conjunto de duas respostas geralmente. Os passos seriam estes:
1.    Igualar a equação a zero:
ax2 - bx + c = 0, onde c equivale um número real.
2.    Identificar os termos a, b e c da equação, onde:   
A = monômio de 2º grau;
B = monômio de 1º grau;
C = número real.
3.    Encontrar o valor de em sua fórmula: ∆ = b – 4 * a * c


4.    Aplicar a fórmula de Bhaskara: (- b ± √) /2 ­­* a
Vamos a um exemplo:
– 10x = - 24
– 10x + 24 = 0
a = 1; b = -10 e c = 24
∆ = -102 – 4 * 1 * 24
∆ = 100 96
∆ = 4
(-(-10) ± √4) /2
­­
(10 ± 2) / 2
­­
(10 + 2) / 2 = (12)/2 = 8
(10 - 2) / 2 = (8)/ 2= 4
Assim sendo o conjunto solução dessa equação é 8 ou 4, representado matematicamente dessa forma: S = {8, 4}.

* monômio é um termo que contém apenas o produto de constantes e variáveis.

Carta Argumentativa - Redação


FUNÇÃO

Argumentar. O autor dirige-se a um interlocutor específico e com o objetivo de defender um determinado ponto de vista.
As cartas argumentativas se definem pela apresentação articulada de informações, fatos e argumentos que caracterizam claramente um ponto de vista sobre determinada questão. Na maioria dos casos, esse ponto de vista é o oposto defendido pelo interlocutor e a finalidade é fazê-lo mudar de opinião pelos argumentos apresentados.

CARTAS DE LEITOR

Outro contexto, em que as cartas semelhantes às argumentativas são tomadas públicas: as seções de ‘‘ cartas de leitor’’ de jornais e revistas. Esses textos apresentam diferenças em relação às cartas argumentativas. A principal é que não costumam se dirigir a um interlocutor específico, mas sim ao órgão da imprensa no qual serão publicados.

A segunda diferença é que, na maioria das vezes, o objetivo das cartas de leitor é explicitar a opinião de seus autores em relação à algum artigo ou reportagem anteriormente publicado. 

LEITORES DAS CARTAS ARGUMENTATIVAS 

Porque têm uma circulação restrita, os leitores costumam ser as pessoas a quem foram originalmente dirigidas.

Quem é ele?Que tipo de pessoa manifesta uma opinião como a dele sobre a questão que está sendo analisada? Tais respostas o auxiliarão na escolha dos melhores argumentos para convencer alguém com esse perfil.

A escolha de argumentos em uma carta argumentativa se assemelha à definição das estratégias de persuasão a serem adotadas em uma campanha publicitária. Assim como um produto a ser divulgado precisa alcançar um público-alvo específico,os argumentos da carta precisam convencer alguém de perfil definido.

ESTRUTURA 

As cartas argumentativas mantêm alguns aspectos característicos do gênero carta. Nesse sentido, iniciam-se por um cabeçalho com a informação do local onde se encontra o autor e a dataEm seguida, a identificação do autor.

Por enviar sua carta para um interlocutor que provavelmente o desconhece, o autor deve se identificar no primeiro parágrafo e, em seguida, deixar claros os motivos pelos quais está escrevendo. Exemplo:

Moçambique,21 de março de 2003
Senhor Presidente,
Sou um escritor de uma nação pobre, um país que já esteve em vossa lista negra. Milhões de moçambicanos desconheciam que mal vos tínhamos feito. Éramos pequenos e pobres: que ameaça poderíamos construir? Uma arma de destruição em massa estava, afinal, virada contra nós: era a fome e a miséria.

O autor de uma carta argumentativa deve manter, desde o início, o foco no seu objetivo. Mia Couto, o autor da carta, utiliza metáfora como estratégia argumentativa - a arma de destruição que ele se refere é a fome e a miséria. O autor sinaliza por meio de metáforas, quais são as causas reais da morte de milhares de seres humanos.

Desse momento em diante,a estrutura de uma carta argumentativa se caracterizará pela apresentação de diferentes argumentos para o convencimento do interlocutor.

Será a apresentação dos argumentos que conduzirá o raciocínio do leitor,por isso deve ser pensada, de certo modo a tornar impossível refutar o ponto de vista defendido. Nesse sentido,é de suma importância trazer exemplos e trazer uma voz autorizada.

LINGUAGEM 

O primeiro cuidado em relação à linguagem, em uma carta argumentativa, é a manutenção da interlocução. Por meio de pronomes, verbos, expressões de valor vocativo, o autor do texto deve marcar diálogo com seu interlocutor.

É importante manter o respeito e o distanciamento no modo como se refere a ele,mas também utilizar a modalidade escrita culta da língua. Logo, o interlocutor fará uma imagem do autor do texto como uma pessoa educada, cujas opiniões e argumentos merecem ser consideradas. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Química Inorgânica- Bases ( teoria de Arrhenius)

1)Base》toda substância que em água sofre dissociação* liberando como único tipo de ânion OH- (íon hidróxido).

*separação de íons já existentes que formam um composto iônico.

Ex: Hidróxido de sódio
NaOH (s) ---H2O---> Na+ (aq) + OH-
                        #foto1#

2)Nomenclatura de bases:

Hidróxido de (Nome do cátion) (carga do Cátion em número romano,se necessario)

Ex:
NaOH: Hidróxido de sódio
Fe (OH)2: Hidróxido de ferro II

2.a)Metais de carga fixa:

Íons{Família IA - Li+; Na+; K+; Rb+; Cs+; Fr+}
       {Família IIA - Be2+; Mg2+; Ca2+; Sr2+; Ba2+; Ra2+}
       {Al3+; Zn2+; Ag+}

a.1)Nome usual e utilidade:
Na+ OH- ---> soda cáustica (fazer sabão)
Mg2+(OH)2- ---> leite de magnesia (laxante e anti-ácido estomacal)
Ca2+(OH)2- ---> Cal morta, cal hidratada (construção civil)
Al3+(OH)3 ---> remédio para azia
NH4OH ---> amoníaco (produto de limpeza)

2.b:Carga variável:
Ni {2+;3+}
Co {2+;3+}
Fe {2+;3+}
Pb {2+;4+}
Cu {1+;2+}
Au {1+;3+}
Sn {2+;4+}
Mn {2+;4+}

Obs: Menor Carga --> final OSO
         Maior Carga --> final ICO

Ex: Fe (OH)2 --> hidróxido de ferro II ou hidróxido ferroso
      Fe (OH)3 --> hidróxido de ferro III ou hidróxido ferrico

3)Classificação:

Monobase: libera um OH-
Dibase: libera dois OH-
Tribase: libera três OH-
Tetrabase: libera quatro OH-
Equações na #foto2#

4)Força e solubilidade:
Metais alcalinos(1A): solúveis e fortes;
Alcalinosterrosos(2A): fortes e pouco soluveis;
Demais base: insolúveis e fracas
****solução amoniaco #foto3#
                    
    

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Fonética - Elementos da Comunicação

                                                 Introdução à Fonética:

Para que possamos entender o assunto, primeiro preciso deixar claro o que é fonética.
Fonética é a parte da linguística que estuda cada elemento dos sons da fala.

Partindo agora para nosso assunto do dia, a comunicação.
Tecnicamente ela é muito fácil, pois a mesma é baseada em elementos, que são:

1- O Emissor
    O que emite a mensagem.

2- O Receptor
    O que recebe a mensagem.

3- A Mensagem
     As informações que são transmitidas.

4- Referente
   O contexto, assunto.

5-  O Código
     É a combinação de símbolos utilizados em uma mensagem, porém a comunicação só é feita se, o receptor souber decodificar a mensagem.

6- Os Canais de Comunicação
   Onde a mensagem é transmitida.
(Tv, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...)

Agora que você já aprendeu os elementos, basta praticar.

                        Leia a poesia de Fernando Pessoa e identifique os elementos pedidos:
                                                                  


                                                                   Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

A) emissor
B) receptor
C) mensagem
D) código
E)canal
F)contexto.