sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Grandezas Proporcionais - Matemática

Grandeza pode possuir um significado amplo quando usada cotidianamente, no entanto em matemática o conceito de grandeza é basicamente tudo que se pode medir. Por exemplo, retomando as aulas de física com a quele professor chato, existe a famosa fórmula do sorvete (). Nessa fórmula cada letra significa uma grandeza, como V de velocidade ou T de tempo.
Sabendo-se disso podemos medi-las e compara-las.

Grandezas Diretamente Proporcionais

As grandezas diretamente proporcionais são todas as grandezas em que quando uma aumenta ou diminui a outra também e vice versa. Vamos a um exemplo:
Um carro anda a 10km/h em uma rodovia. Logicamente que quanto mais ele anda, mais longe estará. Observe a tabela com o tempo e o deslocamento do carro:

Conceitualmente a razão de dois valores de uma coluna se iguala a razão entre dois valores da segunda coluna, ou seja, 1/2 = 10/20 ou 1/4 = 10/40 ou ainda 2/3=20/30.

Como Resolver Problemas Com Grandezas Diretamente Proporcionais

Agora que já sabemos o conceito é só aplica-lo na prática. Exemplo:
Um carro mantém uma velocidade constante de 20km/h. Quanto tempo será necessário para que ele atravesse uma ponte de 30 quilômetros? 
  • Primeiro iremos criar uma tabela com as grandezas da questão, neste caso as grandezas distancia, tempo e velocidade para poder compara-las:
 
  • Agora basta aplicar a regra de três:
  •  Assim vemos que o resultado é 1,5h ou 1h 30min.

Grandezas Inversamente Proporcionais

Essas grandezas, diferente da primeira, quando uma das grandezas aumenta a outra diminui. Vamos a um exemplo: 
Uma piscina de 5000 litros leva 10 horas para encher com uma torneira de vazão 500L/h, se dobrarmos o número de torneiras logicamente o tempo cai pela metade. Vamos novamente à tabela:
Conceitualmente a razão de dois valores de uma coluna se iguala a razão entre dois valores inversos da segunda coluna, ou seja, 10/5 = 2/1 ou 5/3,33 = 3/2.

Como Resolver Problemas Com Grandezas Inversamente Proporcionais

Agora que já sabemos o conceito é só aplica-lo na prática. Exemplo:
Uma piscina de 10000 litros leva 20 horas para encher com uma torneira de vazão 500L/h. Quanto tempo ela levaria para encher com 10 torneiras de mesma vazão?
  • Primeiro iremos criar uma tabela com as grandezas da questão, neste caso as grandezas volume e tempo:
  •  Agora basta aplicar a regra de três:
  • E assim concluímos que com 10 torneiras de 500L/h de vazão se enche uma piscina de 10mil litros em apenas 2 horas.
Com esses conceitos se pode resolver consideráveis questões de matemática no Enem. Agora só praticar.
E caso não saiba como resolver regra de três recomendo o site RegraDeTrês para que aprenda como montar e resolver uma, é um conhecimento essencial para essa área da matemática.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Gramática - parte 2 ( fonética)

   Continuando nossa viagem pela língua portuguesa, vamos continuar com o fonema.

FONEMAS CONSONANTAIS :  
B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, R, S, T, V, W, X,Y, Z.

 ENCONTROS VOCÁLICOS :
  No português existem 3 tipos de encontros vocálicos, são eles:

DITONGO - encontro de vogal e semivogal na mesma sílaba, ou vice-versa.
                         HE RÓI                  GLÓ RIA
                                 v+sv                            sv+v
Observação: cuidado com os ditongos nasais ( Vem, bem, falaram)
              Lembre-se que o ditongo oral o som é produzido somente pela boca, já o nasal pela boca e pelo nariz. 

TRITONGO -  encontro entre uma semivogal + vogal + semivogal
                                                       PA- RA- GUAI
 HIATO - quando duas vogais próximas pertencem a sílabas distintas. Para facilitar, lembre-se que só existe uma vogal em cada sílaba.
                                                        SA Í DA               RA IZ
                                                          v  v   v                   v   v
ENCONTROS CONSONANTAIS:
     Palavras formadas com mais de uma consoante sem vogal intermediária. Esse tipo de encontro é dividido em duas parte.


PERFEITOS - quando as consoantes pertencem á mesma sílaba.
                          BLU- SA        CRÍ-TI-CA
IMPERFEITOS - quando as consoantes pertencem a sílabas distintas.
                                PAC-TO        RIT-MO

DÍGRAFO:
    Quando duas letras fazem um único som.   
CH  SC  OM  GU  XS  EN  SS  LH  SÇ  UM  QU AM  IN  IM  NH  XC  AN  RR  EM  ON  UN  

SÍLABA:

MONOSSÍLABA - uma única sílaba  
                                       PÉ   CHÁ
DISSÍLABA - duas sílabas
                                   CA-FÉ    PLAN-TA  
TRISSÍLABA - três sílabas
                                    A-GO-RA    TIM-PA-NO
POLISSÍLABA - quatro ou mais sílabas
                                      O-XÍ-TO-NA    LI-MO-NA-DA

DIVISÃO SILÁBICA:

SIM                                                                             NÃO
Hiatos                                                               Ditongos e tritongos 
Sa-í-da, en-jo-o                                                Au-ro-ra, U-ru-guai 

Encontros consonantais imperfeitos             Digrafos CH, LH, NH,GU, QU
In-dig-no, ap-to                                               Fi-lho, e-qui-va-ler
Digrafos                                                           Encontros consonantais imperfeitos 
Ex-ce-ção, des-ça                                            Li-vrei-ro, a-plau-so     
 
   Observações: 
1.   Se o prefixo terminar em consoante e o radical inicia com vogal, ficam juntas
                                    
                  SU - BEN - TEN - DER 

2.  Se o prefixo termina em consoante e o radical inicia, também, com consoante, ficam separadas
                     

                    SUB - LI - NHAR

3.  Palavras como teia, maio, praia, meia e balaio são assim separadas:

      TEI - A             MAI - O               PRAI - A                MEI - A                       BA - LAI - O 




    

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Texto dissertativo argumentativo I - Redação



Definição

A dissertação é um texto que se caracteriza por analisar, explicar, interpretar e avaliar os vários aspectos associados a uma determinada questão. A finalidade da dissertação, portanto, é explicitar um ponto de vista claro e articulado sobre um tema específico. Em alguns casos, além da análise cuidadosa e detalhada de um tema, espera-se que o texto também apresente os argumentos para a defesa de um ponto de vista. Quando isso ocorre, tem-se a dissertação-argumentativa.

Contexto e circulação


A dissertação é considerada um gênero escolar porque é nesse contexto que aparece referida dessa forma, principalmente nas aulas de produção de texto do Ensino Médio, exames vestibulares e alunos de pós-graduação em faze de conclusão de curso.

Seu contexto de produção faz com que fique restrita aos espaços escolares e universitários,onde é prioritariamente utilizada para avaliar a capacidade de exposição e argumentação dos alunos.

Linguagem 


Por ser um texto, que se desenvolve por meio da análise de diversos aspectos associados à questão central, a dissertação apresenta algumas características bem definidas com relação à linguagem.

O presente do Indicativo não tem, no caso de uma análise, uma conotação temporal, ou seja, ele não faz referência a acontecimentos que ocorrem no momento da enunciação. Sua função é permitir a generalização própria do encaminhamento analítico. Nesse sentido, assume um valor atemporal.

Outra característica distintiva da linguagem das dissertações é a preferência por substantivos abstratos. Isso se explica pela necessidade que temos, quando analisamos, de definir, de comparar, de argumentar, sempre buscando a construção de um discurso mais generalizante.

Também como uma necessidade decorrente da construção de um discurso mais abrangente, deve-se evitar as formas de primeira pessoa no texto, a não ser que o tema exija, por exemplo, a UFSM teve como tema em 2009;"Você tem fome de que?" O candidato poderia usar a primeira pessoa. Esse cuidado se explica pelo desejo de fazer com que o texto seja encarado não como expressão de um olhar subjetivo, particular, mas sim como uma argumentação racional, válida para todas as pessoas.

Alusões


''Palavra ou frase que tem o intuito de mencionar, de citar, algo ou alguém que não está presente, mas pode ser retomado pelo contexto.'' Alusão é sinônimo de: menção, referência, citação.

No texto dissertativo argumentativo as alusões são utilizadas para ilustrar e enriquecer o ponto de vista tomado pelo autor. Logo, citar fatos históricos, ambientais, artísticos, da atualidade, geográficos, é de suma importância pois a competência II do critério de correção do Enem, é justamente: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, como, por exemplo, literatura, biologia, cinema e biotecnologia para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Para isso é preciso ler o tema com bastante atenção, para conseguir relacionar outras áreas do conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.

O Geekie disponibiliza uma apostila de redação para o Enem que pode ser obtida pelo link: https://geekiegames.geekie.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/09/Apostila-redacao-enem-1.pdf 

Bibliografia: ABAURRE, MARIA LUIZA,MARIA BERNADETE. Produção de texto: Interlocução e Gêneros. Editora Moderna.
https://blogdaprofsagave.blogspot.com.br/2009/11/linguagem-de-um-texto-dissertativo.html
http://www.lpeu.com.br/q/egg8v
https://www.dicio.com.br/alusao/
https://foconoenem.com/guia-de-redacao-do-enem/